Visita ao novo Bosque do Santuário Frei Galvão marca celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia Mundial do Meio Ambiente, Frei Diego Atalino de Melo (reitor) convida fiéis, autoridades religiosas, civis e ambientalistas para visitarem o Bosque Laudato Si', espaço expressivo do cuidado e compromisso ecológico no projeto de ampliação do Santuário Frei Galvão.

28.05.2024 - 14:23:00 | 3 minutos

Há 3 anos, o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, de Guaratinguetá – SP, iniciava as obras da primeira etapa de construção do seu novo Santuário. A data escolhida era o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Ao invés de iniciar essa grande construção com pedras e cimentos, o Santuário, administrado pelos frades franciscanos, decidiu plantar árvores, deixando a mensagem de que antes de se construir um novo santuário era preciso cuidar do maior e mais belo Santuário feito não por mãos humanas, mas pelo Criador, que é a nossa Mãe Terra.

Assim, desde aquela data histórica muita coisa aconteceu. A primeira etapa de construção foi entregue em 25 de outubro de 2021, com a conclusão das obras de drenagem, terraplanagem e bênção da imagem de Frei Galvão na Alameda, local de grandes celebrações, encontros e visitação dos fiéis.

No entanto, o que mais chama a atenção é a força da natureza, que trabalha no silêncio e na discrição, a modo das coisas de Deus, mas que tem mostrado a sua vitalidade e grandeza. Aquilo que há 3 anos era apenas um campo aberto, com uma vegetação rasteira, quase sem vida, sem sombra, sem aves ou animais, hoje está se tornando um bosque, cujas árvores passam de 2 metros de altura e já oferecem sombra, frescor e abrigo para aves e pequenos animais.

Assim, com o intuito de celebrar todos esses avanços, bem como apresentar à comunidade local o surgimento do Bosque Laudato Sì, o Santuário preparou um dia com uma programação especial.

• 14h - visita guiada de adolescentes estudantes até o Bosque e plantio de uma árvore
  • 15h – Missa em ação de graças pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e pelos três anos de início das obras
  • 16h – Visita guiada no Bosque aberta a todo o povo e plantio de árvore.
  •
Para esse dia, contaremos com a presença do Washington Agueda,  que estará representando à ONG SOS Mata Atlântica, responsável pela doação, plantio e acompanhamento das mudas de árvore até o momento, e atual Coordenador Arquidiocesano das Pastorais da Ecologia Integral de Aparecida. Além dele, contaremos com a presença de autoridades civis, religiosas e ambientais nesse dia especial não só para Guaratinguetá, mas para toda a humanidade que sente a urgência e necessidade de cada vez mais zelar pela nossa Casa Comum.

Fonte Frei Diego Atalino de Melo, OFM