As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Um Rei montado num burrico

Reflita sobre a grandeza do Domingo de Ramos, na série de textos: "Uma semana que é toda santa", com Frei Almir Ribeiro de Guimarães, OFM

Notícias do Santuário

23.03.2024 - 22:07:00 | 2 minutos

Um Rei montado num burrico

A semana das semanas, a semana santa  começa no  Domingo  das Palmas ou do Ramos.  Há uma certa euforia no ar, mesmo que um rei entre em sua cidade  tão  modestamente: montado  no  filho de uma jumenta. Os paramentos litúrgicos do dia  são vermelhos.  Um vermelho alegre, um vermelho assanhado.   As pessoas, ao que tudo indica, começavam a apreciar esse  Jesus.  Rei, hosana ao Filho de Davi.  Naquele momento não poucos olhavam nele o Messias, o  Filho de  Davi.  

Na liturgia há uma procissão que penetra no templo.  Pois é.  Ali as coisas parecem se reverter.  Leitura do Servo  Sofredor de Isaías.  Os passantes o desprezavam.  Queriam arrancar-lhe a barba.  Não  tinha beleza. Proclamação da Paixão de Jesus, este ano, segundo Marcos leva a assembleia a contemplar o  Rei. Mas  que  Rei!  Durante toda a semana  haveremos de levantar os olhos e contemplar aquele veio até nos por um excesso de amor de Deus. Alegria e  dor.  Um  rei coroado de espinhos e com o corpo  coberto de chagas.  Feito como uma única chaga.

Karl  Rahner  dizia: “A cruz  é a imagem mais pura e mais elevada  que  Deus tem de si mesmo.  Se queres entender  quem é  Deus, basta que te ajoelhes, junto à cruz”.
 
Paz e Bem!

Fonte Frei Almir Ribeiro de Guimarães, OFM
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128