X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Seja um missionário da Paz e do Bem!

Você conhece a saudação Franciscana "Paz e Bem"? Conheça um pouco sobre sua origem e anuncie um tempo novo com a saudação franciscana de Paz e Bem!

Notícias do Santuário

01.01.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

Seja um missionário da Paz e do Bem!

Geralmente quem se encontra com um frade franciscano escuta a seguinte saudação: “Paz e Bem!”. Essa é uma saudação puramente franciscana.  “Paz e Bem” para todas as horas: “Um bom dia… boa tarde ou boa noite”, seguidos de “Paz e Bem!”. E a resposta segue sendo a mesma: “Paz e Bem!”.

Qual é sua origem? 

Tudo começou com o santo de Assis e seus irmãos. Descobrindo-se na missão de “proclamar o Evangelho pelo mundo inteiro”, Francisco de Assis colocou na Regra de vida dos frades que, ao encontrarem pessoas pelos caminhos ou entrando nas casas das pessoas, dissessem: “O Senhor vos dê a Paz”. Portanto, faz parte da missão de cada franciscano ser um missionário, um anunciador da Paz. 

Os seguidores de São Francisco entenderam rapidamente a intenção do seu fundador e então passaram a dizer a todos: “Paz e Bem”. 

Esta não é uma simples forma de saudar as pessoas, mas é um programa de vida a ser proclamado. Essa saudação faz parte do estilo de vida e missão dos irmãos menores.

Frei Galvão, um autêntico frade menor, saía pelas ruas e cidades usando as mesmas palavras. Ele não só saudou, mas construiu a Paz e o Bem. Prova disso foi o título que São João Paulo II lhe deu: “Homem da Paz” em 1998. Sua santidade é fruto da promoção da Paz. 

“Saudar alguém com Paz e Bem” é o mesmo que dizer: “Paz de Cristo esteja contigo e que essa paz lhe devolva todo o bem que há em Deus”. Desejar a paz e o bem a tudo e a todos é ter as melhores palavras e a melhor presença, é bem dizer, é desejar o melhor; não é só dizer, mas fazer o bem, levar a saúde da alma, do corpo e das relações. Ter nos lábios o que pulsa no coração. É o contrário do mal-dizer, da negatividade, de falar apenas o mal” (Frei Vitório Mazzuco). 

Introduza no seu cotidiano essa saudação. Paz e Bem!

Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128