São Pascoal Bailão, Serafim da Eucaristia

São Pascoal Bailão é uma figura importante na devoção Eucarística. Seu profundo amor por Cristo nos inspira a refletir sobre a paixão e espiritualidade franciscana.

27.06.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

São Pascoal Bailão, Serafim da Eucaristia

As reflexões sobre a Eucaristia mencionam santos e santas cujas vidas foram profundamente influenciadas por este Sacramento, permitindo a descoberta e admiração de novos milagres.

Pascoal veio de uma família pobre e muito religiosa. Trabalhou para o pai como pastor e aproveitava o isolamento da função para orar ao Senhor. Tempo depois conviveu com os frades menores e, apesar de permanecer como pastor para um homem rico,  frequentava as igrejas da região, em especial o Santuário Mariano. Em 1564 uniu-se aos franciscanos e atuou nas atividades humildes, como mensageiro e porteiro.

O santo sempre contemplava o Santíssimo Sacramento ao arranjar tempo livre. Dedicado e enamorado à prática de adoração, Pascoal tardava em deixar a capela. Acreditava ser indigno de encostar em Jesus e desta forma não passou por uma formação para tornar-se sacerdote da Igreja.

Os pés sempre descalços e o ardente desejo de dedicar sua vida à espiritualidade

Durante um episódio no qual foi enviado a Paris com uma mensagem do Ministro Provincial ao Padre Geral, seus ensinamentos eucarísticos quase resultaram em sua trágica morte. São Pascoal passou por várias repressões entretanto jamais questionou sua fé.

Escreveu textos sobre o Sacramento da Eucaristia sendo denominado posteriormente teólogo entre os franciscanos, ainda que soubesse apenas ler e escrever. Foi abençoado com uma inteligência que surpreendia seus superiores. O Sumo Pontífice, ao se deparar com o livro, chegou a dar-lhe o título de “Serafim da Eucaristia”.

O nome Pascoal está ligado à festa de Pentecostes, sendo este o dia de seu nascimento, no ano de 1540. A data da festa também relaciona-se ao seu falecimento, aos cinquenta e dois anos de idade. É dito que mesmo após seu falecimento seu corpo fora capaz de operar milagres.

“Os biógrafos contam, que durante a celebração da missa de exéquias, no momento da elevação do cálice e da patena, seu corpo já enrijecido pela morte reabriu os olhos para fixar o pão e o vinho da eucaristia  dando assim seu último testemunho de apreço pelo Santíssimo Sacramento” (Site: Província Franciscana)