X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Porta da humildade a relíquia de Belém no Santuário Frei Galvão

Os devotos e turistas que chegam ao Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá - SP, após acolhida por parte dos religiosos, são convidados a acessarem este local, passando pela pequena porta (1,20m). Para entrarem, devem curvar-se e dirigir-se até o local do nascimento. Chegando, verão um menino de braços abertos acolhendo quem adentra. Acima, a pequena relíquia à vista, e possível de ser tocada. Depois de realizada a experiência, a pessoa deverá sair pela mesma porta. Mais uma vez, rebaixando-se e saindo. Agora mais humilde.

Notícias do Santuário

30.10.2023 - 11:15:00 | 3 minutos

Porta da humildade a relíquia de Belém no Santuário Frei Galvão

O que é a porta da humildade? 

Em Belém, a 10 km de Jerusalém, encontra-se a Basílica da Natividade, construída no ano de 334 d.C, supostamente sobre a gruta onde Jesus nasceu. Para entrar na Basílica, é preciso se curvar e passar por uma pequena porta de 1,20 m de altura. Essa entrada chama-se Porta da Humildade.

No dia 7 de outubro, com a reinauguração da capela do Santíssimo, foi criado um local de memória do nascimento do Deus encarnado. O espaço tem cerca de  3,70 X 4,25 metros quadrados. O conjunto é composto pela porta da humildade, um pequeno acesso com cerca de 1,20 metros de altura. Nesse espaço, existe um grande turíbulo, imitando o turíbulo do Santuário de Santiago de Compostela, Espanha, que fica acima, fixado no teto. No local, está também a imagem do Deus menino, deitado nas palhas, em cima de duas enormes pedras. E, por fim, uma pequena pedra extraída da gruta onde nasceu Jesus Cristo. Portanto, uma relíquia autêntica vinda diretamente da Terra Santa. 


Carisma franciscano e o presépio

Neste ano de 2023 os franciscanos celebram 800 anos que São Francisco recriou a cena da encarnação, isto é, o Presépio. No ano de 1223, na cidade de Greccio (Itália), o Poverello de Assis reuniu os frades, os animais, homens e mulheres e um recém nascido, para ver, sentir e escutar como o Deus se fez presente por entre as palhas, sujeitando-se às misérias das criaturas. A partir desse fato, os cristãos passaram a representar o nascimento de Nosso Senhor das mais diversas formas, ou seja, o Presépio. Motivado por essa temática, o Santuário Frei Galvão criou este espaço com a relíquia da gruta de Belém e a réplica da porta da humildade, possibilitando aos fiéis a vivência espiritual do Natal. Belém é aqui!


O exercício da humildade 

A Sagrada Escritura recorda-nos a humildade: “Os humildes verão a Deus... Deus escuta a prece dos humildes... Deus elevou os humildes e derrubou dos tronos os poderosos… Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostraram-se diante dele e o adoraram”. Portanto, quem chegar neste local é preciso curvar-se. Curvar-se é uma atitude de humildade. A palavra humildade vem do latim e quer dizer “colocar o rosto perto do chão”. A pequena porta da Humildade, no Santuário Frei Galvão, nos faz reviver como foi o nascimento de Jesus, que, humildemente, veio para servir e não para ser servido.



Imagem Edriely Lemes (@drikasphotos)
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128