Outubro, mês missionário
O mês de outubro é o período em que a Igreja nos convida para relfetir, rezar e agir acerca da missão. Lembra-nos Dom Orlando Brandes, bispo da Arquidiocese de Aparecida

Estamos em outubro. Celebramos, neste mês, Santa Terezinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresa de Ávila e São Frei Galvão, nosso primeiro santo brasileiro.
Outubro é também o mês missionário. O Papa, em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, a ser celebrado no dia 22/10, faz uma belíssima catequese sobre a passagem dos discípulos de Emaús, meditando três aspectos: “1. Corações ardentes, «quando nos explicava as Escrituras». A Palavra de Deus ilumina e transforma o coração na missão; 2. Olhos que «se abriram e O reconheceram» ao partir o pão; 3. Pés ao caminho, com a alegria de proclamar Cristo Ressuscitado. A eterna juventude duma Igreja sempre em saída”.
Francisco pede uma Igreja em saída: “… prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. O Papa nos provoca para sair do comodismo, da segurança, da burocracia e resgatar o elã missionário. Precisamos ir às periferias, ao encontro do irmão; ser uma Igreja de acolhida. Iluminados pelo encontro com Cristo e animados pelo Espírito Santo, devemos nos colocar a caminho. “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”(tema da Campanha Missionária)
Frei Galvão, com “seu coração ardente pela missão de evangelizar” colocou-se a caminho. Visitava os doentes, as gestantes, os moribundos. Andava a pé, de cidade em cidade, anunciando o Evangelho e praticando boas obras. Que São Frei Galvão nos inspire e nos ajude a sermos autênticos missionários.


Mais em