As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Origem da Ave Maria

A oração da Ave-Maria, prática mariana universal, já se encontra enraizada em nossos corações. Mas sabemos sobre sua origem?

Notícias do Santuário

18.05.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

Origem da Ave Maria

Estamos no mês de Maria, o que torna ainda mais especial nosso louvor à Santíssima Virgem.

Entoamos palavras em honra a Maria há muito tempo. A oração da Ave-Maria, prática mariana universal, já se encontra enraizada em nossos corações. Estamos sempre rezando-a durante os terços e rosários, repetindo as mesmas palavras. Mas sabemos sobre sua origem?

Sem embaraços, compreendemos a oração em dois fragmentos. No primeiro, encontramos a exaltação a Nossa Senhora. No segundo momento temos o espaço para súplica. Os trechos da Ave-Maria foram reunidos ao longo dos séculos até serem firmados como oração completa. 

“Ave-Maria, cheia de graça”

No início da oração encontramos palavras retiradas das sagradas escrituras, na anunciação do Anjo Gabriel a Maria, onde proferiu as palavras “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. (Lc 1, 28). Na sequência encontramos as palavras de Santa Isabel, prima de Maria, em sua visita durante a gestação. Isabel ao ver Maria declarou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lc 1, 42). 

Tais sentenças bíblicas foram disseminadas apenas no século XIII, após serem proferidas como oração nos monastérios. Mais tarde, no século XV, seria acrescentado “Jesus” na oração, juntamente com o restante da oração “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém.”

Agora que entendemos o valor de tais palavras, experimentemos rezar com o coração mais fervoroso, sem repetir a oração de modo mecânico, mas sim vivenciando as palavras de amor a Maria e seu significado para nós hoje.

Louvemos Nossa Senhora!



Fonte Isabely Lemes - Redação
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128