Nossa Senhora, Advogada dos Frades Menores

São Francisco foi vigoroso em sua devoção à Maria. Sua pobreza é exemplo de humildade e esperança para nós hoje. Tal pobreza era vista por Francisco na Virgem Maria. Sendo um modelo para o justo caminho da Santidade.

20.04.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

Nossa Senhora, Advogada dos Frades Menores

São Francisco e Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula

São Francisco foi vigoroso em sua devoção à Maria. Sua pobreza é exemplo de humildade e esperança para nós hoje. Tal pobreza era vista por Francisco na Virgem Maria, sendo um modelo para o justo caminho da Santidade. Seu apreço o levou a uma bonita história com a Mãe Santíssima, ao restaurar sua capela como bom servo de Deus.

O Santo respondeu ao chamado do Senhor ao orar na Igreja de São Damião e escutar-lhe a voz, através do crucifixo que levava em mãos, “Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a para mim”.

Capela de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula (Imagem: Frei Leandro Costa)

Movido pela fé, após reconstruir a Igreja de São Damião em Assis, e a Igreja de São Pedro, São Francisco chegou à região de Porciúncula. Encontrou então em ruínas um templo de Nossa Senhora dos Anjos e dedicou-se à restauração da Igreja também a pedido do Senhor. Durante a reforma, fez do templo sua morada. Recebeu a visita dos anjos, que não o surpreenderam, pois eram destes também a sua casa.

Essa capela se tornaria espaço consagrado, pois além de ser tomada como preferência do Santo, nela foi criada a Ordem dos Frades Menores. Nas palavras do Frei Régis Daher, OFM: “A Porciúncula foi o berço da fraternidade Franciscana e nesta tão bela ermida o Santo de Assis viveu as maiores experiências de sua vida como frade menor, na Porciúncula teve início à Ordem dos Frades Menores e a ali preparou a fundação das Clarissas, neste lugar ele completou felizmente o curso de sua vida e missão sobre a terra.”