Nós somos os escolhidos de Deus

A noite do 7° dia da Novena e Festa de Frei Galvão foi marcada com a presença do Padre Léo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, paraninfa da noite.

Notícias do Santuário

23.10.2023 - 10:01:00 | 3 minutos

Nós somos os escolhidos de Deus

A missa do 7º dia da novena em honra a Santo Antônio de Santana Galvão foi presidida pelo Padre Léo, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, também paraninfa da noite.

O celebrante iniciou sua pregação reconhecendo o privilégio de ter o 1º Santo Brasileiro, nascido na cidade, como alguém que viveu entre nós e que nos serve como exemplo de caminhada e busca de santidade.

Citando o tema da noite: "Frei Galvão e a Vocação de ser de Deus no Mundo", o padre recordou o chamado à busca da vida de santidade, de ser uma pessoa de referência no mundo, como foi Frei Galvão.

“Na proposta da liturgia de hoje, nós somos convidados a sentir a presença de Deus que nos chama, envolve, ama e cuida. Frei Galvão foi chamado a ser santo e trazer paz nos tempos difíceis. Mesmo tendo nascido em uma família abastada, quando sentiu o chamado de Deus para tocar o coração das pessoas, deixou sua casa, o conforto e tudo o que tinha para assumir sua vida vocacional e ser pobre como os pobres, tornando-se assim um grande vocacionado de Deus", recordou Padre Léo.

Mencionando a Primeira leitura, o padre lembrou a dor e sofrimento vividos pelo povo de Israel no exílio da Babilônia. Um povo que perdeu tudo e foi escravizado por 50 anos, contudo foi libertado pelo rei pagão, enviado por Deus, afirmando que Ele jamais esquece o seu povo, mesmo que às vezes ocorra a impressão de abandono. Continuou sua pregação: “Deus faz de tudo para nos proteger e cuidar. Ele nos envia anjos. E nós temos um desses anjos enviados por Deus em nossa Arquidiocese: Santo Antônio de Santana Galvão, exemplo de fé e coragem, enviado para trazer santidade e amor para a nossa região”, reforçou Padre Léo.

O celebrante ainda lembrou de todas as provações e dificuldades enfrentadas por Frei Galvão no cumprimento de seu chamado. Mencionando uma carta escrita por ele, na qual ele pediu à Virgem Santíssima que cuidasse e o ajudasse a seguir o chamado de Deus. Obtemos o conhecimento de que o santo brasileiro também foi provado em sua vida para cumprir grandiosamente sua vocação. O frade nos traz um grande alento e força. "Não desanimemos do nosso caminho”, convidou Padre Léo.

“Para que não sejamos cristãos de aparência, precisamos olhar para Frei Galvão e trazer para nós um pouco da sua espiritualidade. Paulo apontou isso na leitura lida no dia de hoje ‘Nós somos os escolhidos de Deus, nós somos os amados de Deus’, e assim como Frei Galvão, Deus espera que façamos a diferença em nossas casas e nossas comunidades”.

Após a Santa Missa, que teve como gesto concreto a oferta de produtos de higiene pessoal, ocorreu a festa externa com show da Banda Chapéu Brasil. Ação beneficente com barracas de comidas e bebidas abertas para o público.

Imagem Edriely Lemes (@drikasphotos)
Mais em Notícias do Santuário