X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Hora Santa Eucarística no Santuário Frei Galvão

Santuário Frei Galvão terá 10 horas de Adoração Eucarística e um novo horário de missa, às 12h.

Notícias do Santuário

27.05.2024 - 17:07:00 | 5 minutos

Hora Santa Eucarística no Santuário Frei Galvão

A partir do mês de junho, todas as quintas-feiras, o Santuário Frei Galvão terá 10 horas de Adoração Eucarística e um novo horário de missa, às 12h, na capela do Santíssimo. Essa nova atividade nasce da preparação do Ano Jubilar da Igreja e será um novo momento do cultivo da vida de fé para os fiéis. 

Há muitos motivos que fazem o Santuário criar essa nova possibilidade de vivência Eucarística: Primeira razão nasce da motivação do Papa Francisco que no dia 21 de janeiro, quando proclamou o ano de 2024 como o Ano da Oração, em vista do Ano Jubilar da Igreja (2025). Escreveu o Papa: 

“Desde já, apraz-me pensar que o ano que precede o evento jubilar, 2024, possa ser dedicado a uma grande 'sinfonia' de oração. Antes de mais, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de o escutar e de o adorar”. 

A Igreja afirma que o caminho de preparação para o Jubileu se dará em cada diocese quando sob os cuidados do Pastor local, seja promovido momentos de oração individual e comunitária. Ou seja, comunidades paroquiais, famílias, sacerdotes, religiosos, religiosas, clérigos e os jovens, vivam com maior consciência a necessidade da oração cotidiana.

Para uma vida marcadamente eucarística temos muitas razões e meios. Todos somos convidados a ter o hábito da vida contemplativa. Ou seja, ao longo da semana temos que procurar fazer momentos de visitações ao Santíssimo Sacramento. Somado a isso, enquanto cristãos devotos de Frei Galvão, somos levados a perceber na vida do próprio santo essa mesma prática. Quantas decisões que o santo não tomou precedidas pela adoração eucarística? Uma vez que o admiramos, devemos procurar fazer o mesmo caminho que ele fez. Vejamos um fato testificado por Frei Galvão. 

Frei Galvão e Adoração Eucarística 

Frei Galvão na elaboração dos estatutos das monjas Concepcionistas do Mosteiro da Luz, estabeleceu como Regra de vida a Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. Responsável pela orientação espiritual às irmãs, Frei Galvão indicou que, como Maria, escolhessem dentre muitas coisas estar aos pés do Senhor. Que marcassem suas vidas mediante uma adoração perpétua, em grande pobreza, contínua penitência e com alegre simplicidade. 

O termo usado por Frei Galvão nos estatutos é justamente “Laus perennis”. Essa é uma expressão latina que quer dizer “louvor perene” e significa uma adoração perpétua do Santíssimo Sacramento durante um certo longo período de tempo. Comumente a Laus perennis demora cerca de quarenta horas, mas pode se prolongar por mais tempo, ou até mesmo um tempo menor. 

Na celebração Eucarística que deu ao beato Frei Galvão o reconhecimento canônico de santo, o Papa Bento XVI em sua homilia cita com precisão a vida eucarística de Frei Galvão: 

“Quando contemplarmos na Santa Missa o Senhor, levantado no alto pelo sacerdote, depois da Consagração do pão e do vinho, ou o adorarmos com devoção exposto no Ostensório renovemos com profunda humildade nossa fé, como fazia Frei Galvão em “laus perennis”, em atitude constante de adoração. Na Sagrada Eucaristia está contido todo o bem espiritual da Igreja, ou seja, o mesmo Cristo, nossa Páscoa, o Pão vivo que desceu do Céu vivificado pelo Espírito Santo e vivificante porque dá Vida aos homens. Esta misteriosa e inefável manifestação do amor de Deus pela humanidade ocupa um lugar privilegiado no coração dos cristãos”. 

Ainda motivados pelo saudoso Papa Bento XVI que reconheceu Frei Galvão como verdadeiro adorador, devemos reverenciar o Santíssimo Sacramento com piedade e devoção, querendo acolher ao Senhor Jesus com firme fé e vontade. “A vida da Igreja é essencialmente eucarística. O Senhor, na sua amorosa providência deixou-nos um sinal visível da sua presença” (Papa Bento XVI).

***

Na oração em louvor e honra a Santo Antônio de Sant’Anna Galvão quando rezamos pedindo a “graça desejada”, declaramos o nosso compromisso de viver uma vida Eucarística. Essa é mais uma razão e fundamento. Portanto, ouvindo a convocação do Papa Francisco, no esforço de favorecer esta preparação para o Ano Jubilar da Igreja, propomos essa Hora Santa Eucarística, aqui no Santuário Frei Galvão, durante todas as quinta-feiras, a partir das 7h até às 17h, com três celebrações eucarísticas ao longo do dia, às 7h, às 12h e às 15h. . 

Confira a programação: 

Programação para às quintas-feiras

7h - Missa
7h30 às 15h - Adoração ao Santíssimo
9h30 às 11h30 - Confissões
12h - Missa (novo horário)
14h até 16h30 - Confissões
14h40 - Novena Perpétua de Frei Galvão
15h - Missa e bênção do Santíssimo


Oração do Jubileu

*Durante as suas visitas ao Santíssimo, reze pela Igreja a Oração que o Papa Francisco compôs para essa ocasião. 

Pai que estás nos céus,
a fé que nos deste no
teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,
e a chama de caridade
derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo
despertem em nós a bem-aventurada esperança
para a vinda do teu Reino.

A tua graça nos transforme
em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho
que fermentem a humanidade e o cosmos,
na espera confiante
dos novos céus e da nova terra,
quando, vencidas as potências do Mal,
se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu
reavive em nós, Peregrinos de Esperança,
o desejo dos bens celestes
e derrame sobre o mundo inteiro
a alegria e a paz
do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém


Fonte Frei Leandro Costa Santos, OFM
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128