X
Popup
 
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Frei Leandro Costa Santos e a comunicação no Santuário

Frei Leandro Costa Santos, tem 33 anos de idade. É presbítero e atua diretamente no setor de comunicação do Santuário Frei Galvão.

Notícias do Santuário

07.07.2023 - 20:00:00 | 6 minutos

Frei Leandro Costa Santos e a comunicação no Santuário

Você conhece os frades franciscanos que estão atualmente no Santuário Frei Galvão?

O Santuário de Frei Galvão, da Arquidiocese de Aparecida - SP, celebrou no mês de abril 2 anos da presença dos frades menores neste Santuário. Os primeiros frades franciscanos que chegaram ao Santuário foram Frei Diego Atalino de Melo (reitor), Frei Roberto Ishara e Frei Leandro Costa. Neste ano, se juntou aos primeiros 3 religiosos, Frei Jonas Ribeiro. 

O nome da ordem religiosa destes frades, popularmente conhecidos como franciscanos, é Ordem dos Frades Menores (OFM). Uma ordem mista de irmãos presbíteros (padres) e irmãos leigos. Não coexistem mediante uma hierarquia. “Vós todos sois irmãos”(Mt 23,8). Há presença destes religiosos em todo o território nacional. São 9 instituições desta obediência que contribuem na missão evangelizadora nesse extenso país. Frei Galvão, pertenceu à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a mesma província dos religiosos que estão neste Santuário.

___

Vida e Vocação do Frei Leandro Costa

Frei Leandro Costa Santos, tem 33 anos de idade. Nasceu na cidade de São Paulo. Seu pai e mãe biológicos trazem o nome do seu pai fundador: Francisco e Francisca. Nome que faz profundo sentido para a vida de Frei Leandro. 
Os 6 filhos receberam dos pais a fé católica. Aos poucos foram crescendo e cada qual no seu tempo e a seu modo, concretizaram suas vidas por uma escolha. Frei Leandro foi o que respondeu mais cedo. Um chamado muito simples da parte de Deus ao coração deste jovem candidato à Ordem dos Frades Menores. Frei Leandro compara o seu chamado com a passagem do Livro dos Reis, quando Elias faz a experiência com Deus no sinal mais sutil da brisa: “Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa” (1Rs 19,12).
No ano de 2005, aos 14 anos entrou para o Seminário Franciscano, na cidade de Agudos. Lá concluiu o Ensino Médio e depois deu continuidade às etapas formativas. Em 2009 fez seu noviciado. 2010 os primeiros votos. Cursou as duas faculdades, filosofia e teologia. professou solenemente (votos perpétuos) no ano de 2015.  Morou os anos de 2017 e 2018 na cidade de Vila Velha - ES. No segundoano de sua permanência na Arquidiocese de Vitória, nesta mesma Arquidiocese foi ordenado diácono.
Em 2019 foi transferido para a cidade de São Paulo, como diácono. No mesmo ano, na Diocese de Santo Amaro, sua região de origem, foi ordenado presbítero por Dom Fernando Figueiredo, OFM. O lema que daria direção ao seu ministério foi tirado de João: “Apascenta minhas ovelhas” (21, 17).
Seu primeiro ano de vida sacerdotal foi marcado pela vivência como vigário no Convento São Francisco, centro da capital. Mas a experiência mais o tocou nesse primeiro ano de vida de recém ordenado, se deu no período da Pandemia. Quando Frei Leandro, acompanhado de Frei Diego (atual reitor do Santuário), atuou por quase um ano no atendimento às pessoas em situação de rua. Fato que segundo ele marcou sua alma profundamente.
Antes de ser transferido para o Santuário Frei Galvão assumiu o Serviço Vocacional. Ficou praticamente um ano nessa missão. Chegou ao Santuário no ano de 2021, junto dos frades Diego e Roberto. A ele, foi confiada a tarefa de conduzir o setor de Comunicação do Santuário do primeiro santo brasileiro. Trabalho que ele exerce na alegria  e na disposição. Sua missão é fazer Frei Galvão mais conhecido no que tange a ferramenta da comunicação. 

Qual a sua missão exercida junto ao Santuário Frei Galvão? Minha primeira contribuição ao Santuário Frei Galvão, como frade, é acolher os romeiros. Oferecer aos fiéis os sacramentos da reconciliação e da Eucaristia. Paralelo a isso, me foi confiado o trabalho no setor de comunicação do Santuário. Aqui no Santuário temos um estúdio para as transmissões da Santa Missa e momentos de piedade com o povo. Nos empenhamos na comunicação nas redes sociais. Meu trabalho também está ligado a captação de recursos, a Família Missionária Frei Galvão. Planejo com os colaboradores o marketing de relacionamento. Tenho aprendido bastante e também reconhecido que pouco sei e que devo aperfeiçoar. No mais, sigo firme e desbravando essa nova empreitada. 

Como devemos compreender uma fraternidade franciscana na missão de Evangelizar a partir da realidade de um Santuário? Viver em fraternidade é a beleza e a exigência da missão franciscana. Não entendam “exigência” como algo puramente negativo. Mas como a maneira pela qual nos moldamos enquanto consagrados. São Francisco de Assis, nosso fundador, quando percebeu a vinda de muitos irmãos para o estilo de vida que ele inaugurou, não podendo desfazer o que o próprio Criador queria, disse ele: “O Senhor me deu irmãos”. A fraternidade é um dom de Deus. Ele nos chama e nos congrega como comunidade religiosa. Cada qual traz suas características, seus dons e tudo deve se encaminhar para a comunhão. 

Mas todos os frades exercem a função de um sacerdote? Aqui no Santuário somos 4 religiosos. Frei Diego, Roberto e eu, somos presbíteros. Frei Jonas, o quarto, ele é irmão. Ou seja, não exerce os serviços de um sacerdote. Somos de idades diferentes. Cidades diferentes, com costumes e características particulares. Isso tudo é uma grande riqueza. Nada disso nos aparta uns dos outros. Do contrário, nos completamos. Cada um traz à mesa da vida os frutos de suas mãos. A comunhão acontece. A fraternidade passa a existir através dessas diferenças. Hoje, quem frequenta o Santuário nota uma fraternidade franciscana em Serviço do Santuário Frei Galvão. O que nos deixa tranquilos em saber que essa realidade de nosso carisma é evidenciado. 

___

No ano de 2021, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assinou Convênio de 30 anos com a Arquidiocese de Aparecida. Conforme o convênio, os frades gozam de total autonomia no cumprimento dessa missão junto ao Santuário do Primeiro Santo Brasileiro. A missão dos religiosos é fazer com que o Santuário se expanda em termos evangelizador e físico, inspirado na vida e santidade do Primeiro Santo Brasileiro. 


Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128