Frei Galvão, um santo padre franciscano
Frei Antônio foi admitido à ordenação sacerdotal aos 11 de julho de 1762. Este ano, portanto, 261 anos da ordenação do primeiro santo brasileiro.
Hagiografia & Espiritualidade
11.07.2023 - 08:00:00 | 2 minutos

Em Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, celebramos o primeiro sacerdote reconhecido como santo pela Igreja. Sua vida é um apelo e intercessão aos sacerdotes de todo o Brasil.
A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, nasceu sob o carisma de irmãos. Depois de alguns anos com a expansão da Ordem e a chegada de novos membros, dentre eles padres seculares, Francisco passou a aceitá-los nesta nova forma de vida. Santo Antônio de Pádua, por exemplo, é um dos primeiros padres da ordem. Ele fazia parte dos cônegos Regulares de Santo Agostinho, se encantou pelo carisma dos franciscanos e abraçou este estilo de vida como seguidor de São Francisco.
Dentro da trajetória de formação dos frades menores ao concluir o período de estudos de filosofia e teologia, o frade é eleito pela comunidade e se aceito pelo definitório provincial, ele inicia o processo para os ministérios diaconal e presbiteral.
Depois da profissão religiosa, Frei Antônio foi admitido à ordenação sacerdotal aos 11 de julho de 1762. Os Superiores permitiram a sagrada ordenação porque julgaram suficientes os estudos teológicos feitos anteriormente. Em 1762 foi transferido para São Paulo. Lá, ele trabalhou como pregador, confessor e também porteiro do Convento de São Francisco em São Paulo. Da cidade de São Paulo partia para muitos lugares. “Pés pressurosos e sempre a caminho anunciando Jesus Cristo”. Em 1822, faleceu Frei Galvão, sacerdote segundo o coração de Jesus Cristo.
Portanto, nesse ano de 2023 recordamos os 261 anos de ordenação de Frei Galvão. Existe uma forma franciscana de entender a vocação presbiteral. Os que vivem a vida consagrada franciscana e almejam servir como clérigos nesta ordem, estes possuem um pressuposto carismático (franciscano) para viver e celebrar esta vocação. Peçamos a intercessão de Frei Galvão na intenção de todos os sacerdotes. Que Frei Galvão seja uma inspiração aos sacerdotes de nossos dias. Que a sua vida também anime mais e mais jovens nessa belíssima missão de evangelizar.
Recordemos o que a Igreja do Brasil nos fala nesse ano Vocacional 2023. “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). “A vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”.
Recordemos o que a Igreja do Brasil nos fala nesse ano Vocacional 2023. “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). “A vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”.
Mais em Hagiografia & Espiritualidade