Espírito de Assis frente as guerras atuais
Dia 27 de outubro os franciscanos celebram o Espírito de Assis. Diante do cenário de guerras que nos encontramos esse apelo é necessário. Faça orações, jejuns e penitências pedindo Paz.
Notícias da Igreja
26.10.2023 - 21:53:00 | 3 minutos

No dia 27 de outubro de 1986, em homenagem da Jornada Mundial de Oração pela Paz, o então Papa João Paulo II convidou líderes de 54 religiões cristãs, 71 de não cristãs e 25 delegados do episcopado mundial para celebrar o dia. O encontro ocorreu em Assis, na Itália. Na época o santo padre fez um apelo ao diálogo inter-religioso, afirmando que:
“A Santa Sé deseja contribuir para este movimento mundial de oração pela paz, que ultrapasse as fronteiras e as nações e alcance todos os crentes, de todas e quaisquer religiões. E abrace o mundo inteiro”. Esse clima de união, amizade, respeito e comunicação entre diferentes crenças e pontos de vista ficou conhecido como o Espírito de Assis.
Esse dia faz parte do calendário dos franciscanos. Onde quer que estejam, que os frades celebrem esse dia, por meio de ações criativas, reflexões e incansáveis preces que promovam a Paz e o diálogo. Como Santuário de um santo franciscano, um autêntico filho de São Francisco de Assis, nos comprometemos com a dimensão do diálogo inter-religioso por uma cultura de Paz. Frei Galvão, inclusive, recebeu o título de “homem da Paz e da Caridade” no ano de 1998 pelo próprio São João Paulo II, por ocasião de sua beatificação.
Por essas razões e tantas outras, como não comprometer-se com a missão de Paz e Diálogo, uma vez que declaramos devotos do Primeiro Santo Brasileiro? O mundo vive situações de guerras. Devemos nos preocupar em responder a essas situações todas. Sejam as guerras explícitas, dessas que vemos nas redes sociais, jornais e tvs; como as guerras silenciosas que acontecem mas não são mostradas. Elas ferem e matam tanto quanto as que vemos e sabemos. Guerras nascem da incapacidade do não diálogo. O diálogo é um dos valores fundantes do carisma franciscano. Portanto, inspirados em Frei Galvão, nos empenhamos na construção e promoção da paz. Não podemos ser indiferentes.
Dia de oração, jejum e penitência
Hoje, dia 27, deverá ser para todos os cristãos dia de Oração, Jejum e Penitência pela Paz. Essa é uma convocação feita pelo Papa Francisco. O convite do Pontífice é dirigido não só aos católicos, mas a todos os cristãos, fiéis de outras religiões e pessoas de boa vontade.
Segundo o site do Vatican News, dia 27 de outubro, às 16h30, acontecerá um encontro na Porciúncula, dentro da Igreja Santa Maria dos Anjos, com a oração inter-religiosa pela paz com representantes de diferentes religiões, seguida pela conexão com a Praça São Pedro para o momento de oração pela paz com o Santo Padre.


Mais em Notícias da Igreja