As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

A humildade como meio de transformação interior

Viver com mais humildade no nosso dia a dia, reconhecer nossos limites, enfrentar as adversidades e nos dispor a servir ao próximo com amor e dedicação.

Notícias do Santuário

21.10.2024 - 10:42:00 | 3 minutos

A humildade como meio de transformação interior

Reconhecer a própria fragilidade e a necessidade de Deus. A humildade, no contexto espiritual, abre espaço para que o Senhor conduza a jornada de cada um de nós por este mundo. O peregrino humilde não se vangloria de suas conquistas, não busca destaque; ele simplesmente confia na providência divina e se deixa guiar por ela.

Na condição de peregrino, o caminho a percorrer em direção à salvação não é apenas físico, mas, sobretudo, de transformação interior. Na novena preparatória para a festa de Frei Galvão, durante a missa das 19h30, o Padre Paulinho, ordenado sacerdote há cinco meses, convidou os fiéis a se tornarem pequenos, a partir do tema "A humildade é o verdadeiro lugar do peregrino".


O sacerdote convidou todos a refletirem sobre a importância da humildade na vida cristã e na caminhada espiritual. Em sua homilia, referindo-se ao Evangelho de Marcos 9,35, no qual Jesus destaca a postura de serviço e renúncia.“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, o servo de todos!”. Ele aconselhou a não temermos o mistério da cruz, lembrando que esta simboliza não apenas dor e sacrifício, mas também amor incondicional.

Por fim, o sacerdote propôs uma reflexão pessoal. "Estaríamos dispostos a beber o cálice de Cristo? Esse desafio nos leva a pensar sobre nossa disposição em seguir o exemplo de Jesus, sendo sinais de fé, não importando o quanto possamos sofrer, pois a humildade é o caminho para o fortalecimento da nossa fé.


Frei Galvão, conhecido por sua vida de simplicidade e serviço aos outros, nos ensina que a humildade é essencial para viver uma fé autêntica. Quem se coloca em atitude de humildade se aproxima do verdadeiro propósito de nossa peregrinação: crescer na comunhão com Deus e com os irmãos. Fica para nós o principal questionamento da reflexão sobre o tema da humildade: estamos realmente dispostos a nos sacrificar, a servir os outros e a enfrentar nossos próprios sofrimentos com a mesma entrega de Cristo? A proposta é um chamado para viver a fé de maneira mais profunda e comprometida.

Diante disso, somos convidados a seguir o exemplo de Frei Galvão. Viver com mais humildade no nosso dia a dia, reconhecer nossos limites, enfrentar as adversidades e nos dispor a servir ao próximo com amor e dedicação. Esse é o verdadeiro caminho do peregrino cristão: um caminho de entrega, confiança e, principalmente, de transformação interior.


Fonte Pedro Teixeira
Imagem Karen Castro
Mais em Notícias do Santuário
 
 
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128

Notice: Undefined index: in /home/freigalvao/public_html/pg/includes/footer.php on line 128