A dádiva do livre-arbítrio

Deus nos concedeu o livre-arbítrio e, com alegria, reservamos esse momento para ouvir Sua palavra e receber a Sagrada Eucaristia na Santa Missa. É um compromisso levado no coração para maior proximidade de Cristo. Estamos falando de um verdadeiro ato de amor e fé.

04.07.2024 - 15:30:00 | 2 minutos

A dádiva do livre-arbítrio

No contexto católico, o livre-arbítrio nos conduz à reflexão sobre nossas próprias decisões e se estas estão de acordo com a vontade de Deus, conforme é revelado nas sagradas escrituras.

São Tomás de Aquino, teólogo cristão que se dedicou ao estudo do livre-arbítrio, concebe a liberdade concedida por Deus como uma espécie de presente. Arbítrio, etimologicamente relacionado ao julgamento e juízo, nos proporciona a capacidade de escolher. Contudo, somos conscientes de que todas as nossas ações acarretam consequências, cabendo a nós sermos sensatos e discernir qual o melhor caminho a seguir.

“Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado (João 8,34)”

Com autonomia, seguimos os próprios desejos, porém muitas vezes esquecemos que Ele está sempre observando nossos passos. Tamanha liberdade pode resultar em riscos, levando ao pecado e a desobediência a Deus.

É fundamental enfatizar que o conceito de liberdade nas ações contrárias a Deus não representa a verdadeira liberdade. De acordo com os ensinamentos de São Tomás e as palavras de Jesus Cristo mencionadas anteriormente, quem peca torna-se escravo do pecado, não havendo verdadeiro livre-arbítrio em nossa escolha.

A liberdade concedida por Deus é verdadeira apenas quando seguimos o caminho da santidade e da luz. Por outro lado, se agimos impelidos pela perversidade, estamos obedecendo e sendo controlados pelo erro.