“Remédio para a alma e para o corpo”

Podemos ser vítimas do descontrole frente uma crise e passar a mascarar o verdadeiro problema colocando a paz em risco. A crise pode se manifestar como enfermidade, na própria saúde ou na de um ente querido. Desequilíbrio de emoções e também dúvidas a respeito da existência. Nessas situações é preciso agir com sabedoria e não deixar a fé cristã de lado, buscando amparo na Igreja e no Senhor.

11.04.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

“Remédio para a alma e para o corpo”

À frente de uma crise, é possível que fiquemos desconsolados. Sair do momento de estabilidade ao encaminhar para um período turbulento causa medo, e muitas vezes abala até a nossa fé. Portanto, é importante ser firme durante a fase delicada para que o inimigo não apodere-se da oportunidade de fazê-lo cair.

A crise pode se manifestar como enfermidade, na própria saúde ou na de um ente querido. Desequilíbrio de emoções, dúvidas a respeito da existência, levando até uma possível depressão. Tensões familiares e problemas no trabalho ocasionam também na privação da paz.

Quando a crise é causada por nós, como imprudências financeiras e ações precipitadas, precisamos agir com sabedoria. Segundo o sacerdote Manoel Augusto Santos, no livro Curso Sobre Direção Espiritual, “devemos cuidar primeiramente dos assuntos essenciais para então focarmos no que é importante e, finalmente, no que é acidental”.

Concentrar-se apenas no problema acidental pode tornar a crise ainda mais grave, além de que é preciso organizar os pensamentos para não sermos levados a tomar atitudes insensatas, resultando em arrependimentos.

Enfrentando a crise ao lado de Deus

A fé protege a mente para que o corpo não se perca em tentação. É importante estar com Deus, Ele é a salvação e a cura de nossos pesares. O cuidado com o corpo e alma requer a boa vontade de estar junto dEle.

Vá a Igreja, comungue e peça ao Senhor entendimento para enfrentar as inseguranças. A revolta gera insatisfações e jamais podemos agitar os sentimentos contra Deus. Busque o sacerdote da sua paróquia e converse com ele sobre fé e conversão. Deve-se buscar ajuda necessária para cada caso, seja ela espiritual e também clínica.

“A fé protege a mente para que o corpo não se perca em tentação.”