“O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde minha alma para a vida eterna”

20.06.2024 - 08:00:00 | 3 minutos

“O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo guarde minha alma para a vida eterna”

As Igrejas Católicas reservam a quinta-feira para adorar o Santíssimo. Foi este o dia em que Jesus Cristo repartiu o pão com seus apóstolos na Última Ceia e iniciou a tradição eucarística.

A Adoração para nós cristãos é reconhecer a excelência do Senhor e também enxergar a nós mesmos como criaturas obedientes, pois somos gratos por seu sacrifício.

Iniciado o momento da adoração eucarística, o padre dispõe Jesus Eucarístico sobre a mesa do altar para ser contemplado pelos fieis. Dentro de uma prática piedosa e reverente, os fieis manifestam, cada qual a seu modo, uma reverência a Jesus Sacramentado.

Aqui no Santuário Frei Galvão, todas as quintas-feiras temos a Adoração do Santíssimo Sacramento. Nas palavras de Frei Leandro, “a contemplação do Santíssimo Sacramento é a realidade sacramental que nos aponta para o futuro, quando um dia estaremos face a face com o Senhor, e o contemplaremos eternamente nos céus."

É possível adorar Jesus não apenas nas quintas-feiras durante as celebrações, mas visitando-o também na Capela do Santíssimo em qualquer Igreja.

Orações para adorar o Santíssimo

Há quem tenha dificuldade para se concentrar e não saiba como dar início a Adoração Eucarística. Sendo assim, existem orações para facilitar a purificação do coração neste importante momento para nós católicos., para assim participarmos do louvor ao Santíssimo com grande devoção.

De joelhos, você pode invocar o Espírito Santo e pedir que lhe conceda concentração para a mente se manter dentro da Igreja, não se distraindo com assuntos do mundo. É necessário ter respeito por este instante divino, tendo postura, caso não seja possível ajoelhar-se.

Você pode repetir orações que já estão no seu repertório. As mais conhecidas, como a oração do Pai-Nosso. O importante é sentir que está caminhando ao encontro d’Ele, já presente no meio de nós. Conversar com Jesus é uma forma de iniciar a meditação, agradecendo por sua misericórdia e também pedindo intercessão para as aflições.

Oração a Jesus Sacramentado

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo,
eis-­me aqui em companhia da Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu
e dos justos da Terra, para visitar-­Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada.
Creio firmemente que estais tão presente,
poderoso e glorioso como estais no Céu;
e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna,
seguindo em tudo Vossas divinas inspirações;
e em agradecimento de Vosso divino amor,
quero amar-­Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.
Suplico-­Vos, Salvador de minha alma,
pelo Sangue precioso que derramastes Vossa Santíssima Paixão,
que exerciteis comigo este ofício de Salvador,
dando-­me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe,
os dons da oração juntamente com a perseverança,
para que, quando deixar esta vida,
me guieis à glória eterna que gozais no Céu.

Amém.

Oração ao Coração de Jesus na Eucaristia

Coração de Jesus na Eucaristia,
amável companheiro do nosso exílio,
eu Vos adoro! Coração Eucarístico de Jesus,
Coração solitário, eu Vos adoro!
Coração humilhado, eu Vos adoro!
Coração abandonado, Coração esquecido,
Coração desprezado, Coração ultrajado, eu Vos adoro!
Coração desconhecido dos homens, Coração amante,
eu Vos adoro! Coração bondoso, eu Vos adoro!
Coração que desejais ser amado,
Coração paciente em esperar-nos, eu Vos adoro!
Coração interessado em atender-­nos,
Coração desejoso de ser suplicado, eu Vos adoro!
Coração, fonte de novas graças, silencioso,
que desejais falar às almas, eu Vos adoro!
Coração, doce refúgio dos pecadores, eu Vos adoro!
Coração, que ensinais os segredos da união divina, eu Vos adoro!
Coração Eucarístico de Jesus, eu Vos adoro!