“Hagiografia”, uma narrativa da vida de um santo

“Hagiografias” são narrativas das vidas de santos que viveram de maneira exemplar, de acordo com os dogmas e fé da Igreja Católica.

Hagiografia & Espiritualidade

12.09.2023 - 20:00:00 | 3 minutos

“Hagiografia”, uma narrativa da vida de um santo

Dentro da literatura usa-se o termo “biografia” para designar uma obra escrita acerca da vida de uma personalidade que tem certa relevância na história.  Uma biografia é um relato descritivo baseado em datas, contexto, falas e outros detalhes deste personagem em questão. Quando se diz “autobiografia”, compreende-se um escrito composto pela própria pessoa relatando sobre sua própria vida. Da mesma forma: contexto, virtudes, aventuras , erros… Entre outras coisas.

A Igreja também possui suas personalidades merecedoras de valiosas obras. Obras que venham a relatar suas vidas. Um grande tesouro escrito como suporte e motivação para os que almejam conhecer e ser provocados por essas vidas, tecidas em letras num papel em branco. Dentre esses escritos, encontram-se as obras da vida dos santos. Contudo, há um termo diferente de “biografia” para referir-se a obra acerca da vida do santo ou santa. O termo é “hagiografia”.

Segundo o Dicionário de termos Literários, na internet, o vocábulo hagiografia, etimologicamente, é composto dos termos gregos ‘hagio’ [hágios], que quer dizer ‘santo’ e ou ‘sagrado’, e grafia [graphia], que se refere àquilo que foi posto por escrito, donde, escrito santo ou escritura sagrada”.

Portanto, “hagiografias” são narrativas das vidas de santos que viveram de maneira exemplar, de acordo com os dogmas e crenças do catolicismo. Suas vidas deveriam servir de modelo a quem almejasse a salvação divina, de acordo com o pensamento religioso medieval. Os textos hagiográficos tem origem na Idade Média. A morte do santo não significava, de modo algum, o fim de sua carreira. Ao contrário, em grande parte das hagiografias, é após a morte que o santo entra para a história e inicia a sua operação santoral própria, isto é, taumatúrgica e intercessora junto de Deus.

Para o bem dos fiéis, a Igreja incentiva que os seus filhos e filhas tenham contato com a vida dos santos por meio de obras literárias. Temos muitos que já palmilharam as terras que hoje pisamos em busca da santidade. Tínhamos contato! Procuremos por essas preciosas ferramentas. Fomos antecedidos por grandes homens e mulheres. Suas vidas são remédios, vias, admoestações, indicativos para uma vivência plena da proposta cristã. Todos os santos pautaram suas vidas no Evangelho. Foram forjados pelas virtudes cristãs.

Sendo assim, queremos fazer com que você conheça um pouco da Hagiografia do Primeiro Santo Brasileiro, Santo Antônio de Sant’ Anna Galvão. Acompanhe nossos site e redes sociais.

Mais em Hagiografia & Espiritualidade