"Deus se dá na comunhão"

06.06.2024 - 08:00:00 | 2 minutos

Comungar é aproximar-se de Deus, pois ele está presente no Sacramento da Comunhão. A hóstia santa é alimento para o corpo e para a alma, nesse sentido, nos sacia e nos une a Jesus. Entretanto, não são todos os que podem participar da ceia do Senhor e receber a comunhão devidamente. Isso não significa que são pessoas distantes da caminhada. São muitos os que vivenciam a fé cristã apesar de não receberem Jesus perante questões singulares, saúde e pecados que necessitam de conversão. Nesses casos, é apresentado a essas pessoas a Comunhão espiritual, realizada por meio da necessidade de receber a Cristo.

O que é a Comunhão espiritual?

Como dito, a Comunhão espiritual é o recebimento de Jesus. Não deve ser vista como substituição do Sacramento da Eucaristia, mas sim uma alternativa para situações em que a pessoa não pode contemplar este momento eucarístico e receber o Corpo e Sangue de Jesus.

É possível comungar espiritualmente dentro e fora da Igreja. Não há limite de vezes para esta comunhão, sempre tratando com respeito este ato de fé.  É um caminho para os que querem estar com Ele e estão dispostos a meditar. Orienta-se que o coração deve estar sereno e a mente dedicada, sem distrações. Existem orações para auxiliar na comunhão espiritual, sendo uma delas composta por Santo Afonso Maria de Ligório.

Quem foi Santo Afonso Maria de Ligório?

Afonso de Maria de Ligório foi fundador dos Padres Redentoristas. Era advogado dos pobres, pois sua fé o motivava a defender aqueles que não poderiam pagar pela intervenção jurídica. Abandonou tempo depois o serviço civil para dedicar-se ao caminho da espiritualidade.

Grande devoto de Maria, declarado Doutor da Igreja e padroeiro dos teólogos morais, foi canonizado em 1839.

Nas palavras de Afonso de Maria de Ligório sobre a Comunhão espiritual: “Consiste no desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido.”

Oração de Santo Afonso Maria de Ligório para Comunhão espiritual

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e a minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”