“Comunicando a Paz e o Bem”: Rádio Frei Galvão é inaugurada em Guaratinguetá
Neste sábado (8), foi inaugurada em Guaratinguetá (SP) a Rádio Frei Galvão, emissora pertencente à Fundação Frei Rogério, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Os ouvintes podem acompanhar a programação da rádio sintonizando em 89,9 FM
08.03.2025 - 19:10:00 | 15 minutos

Na manhã deste dia 8 de março de 2025, a cidade de Guaratinguetá (SP) vivenciou um momento histórico e emocionante com a inauguração da Rádio Frei Galvão, a nova emissora católica da Fundação Frei Rogério de Curitibanos (SC), que une a rica herança franciscana e a inovação dos meios de comunicação atuais. A cerimônia, que foi transmitida no Youtube pela TvFranciscanos e Tv Frei Galvão, reuniu convidados, autoridades civis e eclesiásticas em uma celebração que transbordou fé, gratidão e compromisso com a mensagem do Evangelho.
Desde as primeiras horas, a cerimônia apresentou um cenário de solenidade e emoção. O evento iniciou às 9h30 com a recepção calorosa aos convidados, entre os quais se destacaram as autoridades presentes, como Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil; seguido do Cardeal Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB; Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida; Frei Augusto Luiz Gabriel, presidente da Fundação Frei Rogério; Frei Alex Ciarnoski, vice-presidente da Fundação; Frei Alan Leal e Frei Diego Melo, diretores assistentes; além de Frei Raimundo Justino; Irmã Ivaneti Albino, Presidente do Hospital Frei Galvão; Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional de Aparecida; Frei Hans Stapel, Nelson Giovanelli e Padre Luiz Menezes, da Fazenda da Esperança; Padre Rafael Felipe Silva, representando a Arquidiocese de Aparecida.
O espírito de fraternidade e compromisso com a evangelização ficou evidente logo na abertura do evento, quando Frei Alex Ciarnoski proferiu a primeira palavra ao público:
“Sentimos uma imensa gratidão por estarmos aqui hoje e, de modo especial, por recordarmos que a mensagem franciscana de Paz e Bem precisa ser anunciada com vigor e alegria. Estamos em Guaratinguetá, uma terra onde o espírito franciscano se faz presente há muito tempo, especialmente por meio da marcante presença de Frei Galvão. Para nós, isso é motivo de grande alegria e contentamento”.
Frei Alan reforçou a missão da nova emissora com suas palavras: “Deixo minha mensagem a todos os nossos futuros ouvintes: que estejam conosco! Nossa proposta de comunicação é um abraço fraterno que alcança toda a população de Guaratinguetá e região. Queremos caminhar juntos, sonhar juntos, realizar projetos que espalhem o sonho de São Francisco de Assis. Que a paz e o bem estejam em nossas vidas, em nossos lares, e que possamos levar essa mensagem a todos, por meio das ondas da Rádio Frei Galvão”.
Enquanto a cerimônia ganhava ritmo, uma tenda foi instalada na praça central da cidade, onde foram distribuídos adesivos com os emblemas da Rádio Frei Galvão e o projeto Perfeita Alegria, iniciativa social do Santuário Frei Galvão, realizava ações de beleza e autocuidado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, reforçando assim conexão com a comunidade local e os valores da fé e da inclusão.
VOZES DO JORNALISMO E DA COMUNICAÇÃO
A inauguração também marcou o início de um novo capítulo para o jornalismo católico na região. Durante a cerimônia, embalada por uma apresentação de músicas populares brasileiras conduzida por Frei Thiago Soares, Alessandra Pinheiro, colaboradora do setor de jornalismo da emissora, tomou a palavra com entusiasmo e afirmou:
“Este é um dia muito especial para Guaratinguetá, para os devotos de Frei Galvão e para toda a comunidade católica. Estamos com grandes expectativas para o início desse projeto jornalístico, que será sério, comprometido e fundamentado na fé cristã. Nosso jornalismo trará informações do Brasil e do mundo, sempre com responsabilidade e credibilidade. Além disso, teremos um olhar especial para nossa região, Guaratinguetá e cidades vizinhas, garantindo que a população esteja bem-informada sobre os acontecimentos locais. Nossa proposta é oferecer um jornalismo equilibrado, ético e imparcial. Tenho certeza de que será o melhor jornalismo da região”.
Ao ser questionada sobre a participação do público, Alessandra ressaltou: “As pessoas poderão interagir conosco por meio dos nossos canais de comunicação, como WhatsApp, redes sociais e e-mail. Nossa equipe estará sempre aberta a sugestões de pauta e opiniões. Queremos que todos se sintam parte desse projeto, porque a informação de qualidade se constrói com a participação de cada um”.
Por fim, a jornalista deixou uma mensagem aos futuros ouvintes da Rádio Frei Galvão: “O jornalismo, quando usado para o bem, se torna uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Aqui, trabalharemos com ética, verdade e compromisso com a informação. Quem busca um jornalismo sério, transparente e imparcial, pode ter certeza: vai encontrar na Rádio Frei Galvão”.
Em seguida, o colaborador Felipe Melo reforçou a identidade e o compromisso do jornalismo que nasce com a Rádio Frei Galvão: “Ser jornalista é aceitar desafios, e estou muito feliz por iniciar este projeto. O jornalismo, assim como a Igreja, preza pela transparência, verdade e dignidade, olhando para todos com igualdade. Aqui, vamos acompanhar de perto os acontecimentos da cidade, do Brasil e do mundo, trazendo informações com ética e compromisso. Nosso papel não é formatar opiniões, mas fornecer os elementos para que cada um possa construir a sua. A partir do dia 17 de março, nosso jornalismo entrará no ar, comunicando a paz e o bem, como diz o slogan da rádio. Queremos que nossos ouvintes participem ativamente, pois um jornalismo forte se constrói com a presença e a confiança de todos. Venham de coração e mente abertos, porque faremos o melhor para vocês!”.
O apresentador da cerimônia, Luiz Fernando Miguel, elogiou a equipe de jornalistas, destacando suas experiências em veículos renomados.
LEGADO DE FÉ E DEVOÇÃO A FREI GALVÃO
A cerimônia prosseguiu com os discursos das autoridades presentes. Frei Diego Melo, que além de diretor assistente da fundação, acumula os serviços de Definidor Provincial e Reitor do Santuário Frei Galvão, destacou a trajetória histórica da emissora, que iniciou sua jornada em 1951 com a Sociedade Rádio Liberdade - posteriormente conhecida como Super Rádio Piratininga - e que em 2018, após inúmeras transformações, operava na frequência 89,9 MHz sob o nome de Máxima FM. Em seu discurso, Frei Diego ressaltou a consolidação de uma história de fé e resistência, ligando o passado à nova etapa representada pela Rádio Frei Galvão.
Ele enfatizou, com emoção, a importância do apoio dos diversos setores - do poder público, da sociedade civil e, especialmente, da comunidade franciscana - para que o legado de fé e devoção a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, continue vivo nas ondas do rádio.
Em seu discurso, o presidente da Fundação Frei Rogério, Frei Augusto Luiz Gabriel, em nome de todos os membros da diretoria, reafirmou o propósito da nova Rádio: ser um canal que une o valor da tradição à inovação, oferecendo uma programação diversificada que vai da evangelização à cultura, passando pelo entretenimento e informações locais e globais. Com o slogan “Comunicando a Paz e o Bem”, a emissora se posiciona para levar mensagens de esperança e transformação a cada transmissão.
“Hoje, reafirmamos nosso compromisso de anunciar o Evangelho: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura” (Mc 15, 15). Com o slogan “comunicando a Paz e o Bem”, que cada palavra comunicada seja acompanhada de gestos que reafirmem nossa missão. Bem-vindo a este novo tempo, bem-vindo a esta Rádio que comunica a Paz e o Bem”, proferiu.
Em seguida, Frei Diego apresentou a equipe da rádio, que estará presente diariamente como a voz de Frei Galvão e do Evangelho, transmitida pelos microfones e pelas ondas da Rádio Frei Galvão. O público aplaudiu.
Marcou presença também o prefeito Junior Filippo que, em seu discurso, reafirmou a importância do novo canal para o desenvolvimento do turismo religioso e para o fortalecimento da identidade cultural e espiritual da cidade. Suas palavras ecoaram o desejo de que a Rádio Frei Galvão seja uma ferramenta de transformação, capaz de gerar oportunidades e fortalecer os laços da comunidade.
O momento ganhou ainda mais força quando, em meio à celebração, Tiago Xavier da Silva, Secretário municipal de Cultura, fez uma entrega simbólica inspirada num documento de 1768, escrito pelas mãos de São Frei Galvão, representando o acolhimento e o cuidado que sempre caracterizaram a missão dos franciscanos. Assim como há 350 anos Frei Galvão acolheu os irmãos perseguidos, hoje, a Ordem Franciscana reitera seu compromisso de acolher e transformar vidas por meio da comunicação.
LANÇAMENTO DO SITE DA RÁDIO FREI GALVÃO
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do site da Rádio Frei Galvão. Este momento foi conduzido pelo Ministro Provincial, Frei Paulo. Ele digitou o endereço eletrônico do site, apresentou o site e abriu um vídeo institucional que sintetiza a essência da nova comunicação - a junção de tradição e modernidade, que promete expandir o alcance da mensagem da paz e do bem para além dos limites territoriais de Guaratinguetá.
O ambiente foi tomado por aplausos e sentimentos de gratidão, onde cada palavra, cada gesto e cada homenagem reforçaram a convicção de que a Rádio Frei Galvão é mais do que uma nova emissora: é o marco de uma nova era na comunicação católica, comprometida com a verdade, a ética e a promoção do bem social.
Em seu discurso, Frei Paulo destacou a importância da comunicação franciscana como missão e compromisso com a paz e o bem. Ele iniciou sua fala destacando a saudação característica da tradição franciscana: “Fico feliz de ouvir essa saudação na boca de tanta gente: Paz e Bem!”.
Frei Paulo lembrou que a Fundação Frei Rogério, responsável pela nova emissora, foi criada em 1916 e administra outras duas rádios: a Rádio Coroado, prestes a completar 70 anos de história, e a Rádio Movimento, fundada em 1990. Com isso, a Rádio Frei Galvão passa a ser “a filha mais nova da Fundação Frei Rogério”.
Ele ressaltou o exemplo missionário de Frei Rogério, que chegou ao Brasil em 1891, e Frei Galvão, que, apesar de viver em outra época, partilhava da mesma dedicação evangelizadora. “Através de suas vidas, ambos comunicavam a grandeza de ser discípulo e testemunha do Evangelho”, afirmou. Frei Paulo reforçou que o comunicador franciscano deve ser um missionário: “O comunicador franciscano quer ser o portador de uma palavra bendita. Sobretudo onde há desespero e morte”.
Diante do questionamento sobre a necessidade de mais uma rádio católica, Frei Paulo citou as palavras de Jesus: “Todo aquele que não é contra nós está a nosso favor”. Segundo ele, a presença de mais comunicadores do Evangelho fortalece a missão da Igreja. “Quanto mais gente desejar comunicar a mensagem de Jesus, mais o reinado de Deus vai ser experimentado.”
A nova rádio foi definida como “a Rádio da Paz e do Bem”, refletindo o compromisso franciscano com a promoção da paz. Frei Paulo destacou o ensinamento de São Francisco de Assis: “A paz que anunciais com a boca, deveis tê-la em vossos corações”. Ele reforçou que a paz deve ser um compromisso concreto: “Compromisso com a justiça, com a busca da verdade, com a construção de relacionamentos solidários, com a disposição ao acolhimento, ao perdão, à reconciliação”.
Frei Paulo destacou ainda a importância da esperança na missão da Rádio Frei Galvão, lembrando o Ano Santo da Esperança. “Se ao nosso redor se multiplicam os eventos e experiências geradoras de desânimo, de desalento, de desespero, hoje mais do que nunca se faz urgente responder como ensina a Primeira Carta de Pedro: ‘Estejam sempre preparados para responder a qualquer um que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês’.”
Encerrando sua fala, o Ministro Provincial compartilhou a visão do Papa Francisco sobre a comunicação, citando um de seus sonhos: “Sonho com uma comunicação que saiba fazer de nós companheiros de viagem de tantos irmãos e irmãs nossos para reacender neles a esperança”. Ele incentivou os comunicadores a serem promotores dessa comunicação e concluiu com um chamado: “Para isso, nós hoje estamos aqui. Para isso, hoje, damos o primeiro passo da Rádio Frei Galvão, comunicando paz e bem”.
ARCEBISPO DE APARECIDA E PRESIDENTE DA CNBB DESTACAM DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO
O arcebispo local, Dom Orlando Brandes, e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Jaime Spengler, abordaram temas como a evangelização nos meios de comunicação e os desafios contemporâneos da sociedade.
Dom Orlando iniciou sua fala saudando os presentes e recordando a importância da comunicação interpessoal em meio ao avanço das tecnologias. Ele resgatou a figura de Frei Rogério, missionário que atuou em sua cidade natal, Lages (SC), e destacou o papel dos franciscanos na propagação da fé.
“Os meios de comunicação estão crescendo, até no perigo de muita tecnologia e inteligência artificial. E estamos esquecendo a nossa comunicação pessoal. Isso é muito importante. Nós teremos notas 10 com estrelinha nos meios de comunicação, mas é muito difícil a nossa comunicação interpessoal, em qualquer lugar”, alertou.
O arcebispo também fez menção à Campanha da Fraternidade e à Ecologia Integral, ressaltando a importância da preservação ambiental e do papel da nova emissora na conscientização dos fiéis. “Naquele tempo, Frei Galvão olhava para o Paraíba e dizia ‘eis aí o rio das águas santas’. Hoje não é mais muito santo, não é verdade? Então, que a rádio nos conscientize sobre todas essas realidades, promova unidade na arquidiocese, porque somos todos uma família.”
Encerrando sua fala, Dom Orlando conduziu uma breve oração com os presentes: “Santo Frei Galvão, em minha aflição, dai-me a santa consolação. Que essa rádio seja consoladora, a partir do próprio bispo”, disse.
Na sequência, o Cardeal Dom Jaime Spengler tomou a palavra, destacando a importância histórica dos missionários alemães que, há 135 anos, chegaram ao Brasil e enfrentaram desafios com coragem e fé. Ele ressaltou a relevância da comunicação para a Igreja e o papel da rádio como meio evangelizador.
“Deus é comunicação. E a rádio é um meio privilegiado de levar comunicação a todo homem, toda mulher, de boa vontade”, afirmou.
O cardeal também chamou a atenção para a necessidade de uma abordagem inovadora na evangelização, mencionando um desafio específico para a rádio: adaptar a linguagem às novas gerações.
“Conversando com o diretor do Instituto do Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica, lá no Rio Grande do Sul, ele me dizia: ‘a gurizada hoje que está aí na faixa até os 17, 18 anos tem uma estrutura mental que não é mais a nossa’. Então, que linguagem usar para transmitir, para levar a mensagem? Eu faço votos que a rádio possa encontrar essa linguagem para atingir o maior número possível de pessoas”.
Finalizando sua participação, Dom Jaime incentivou os responsáveis pela emissora: “Vão em frente. E que Deus abençoe a todos.”
BÊNÇÃO DO ESTÚDIO E PRIMEIRA PALAVRA NA RÁDIO FREI GALVÃO
Após os discursos, os convidados permaneceram reunidos, enquanto as autoridades subiam ao estúdio da rádio, localizado no quarto andar, para proceder à bênção dos estúdios. Dom Orlando Brandes conduziu este momento:
“Jesus como palavra viva, para nos comunicar o amor e a verdade, derramai a vossa bênção sobre esta rádio e sobre todos os que nela participam, que este meio de comunicação seja instrumento da paz, da justiça, da evangelização e para o bem comum. Abençoai a todos os que aqui trabalham e inspirai-os a serem sempre portadores da Boa Nova. Que os ouvintes desta rádio sejam fortalecidos na fé e na esperança, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Bendigamos ao Senhor.”
Após essa prece, Dom Orlando, acompanhado da diretoria e dos demais frades, realizou o descerramento simbólico da placa que exibia a nova identidade da Rádio Frei Galvão. E em seguida, Frei Paulo Roberto Pereira deixou sua primeira mensagem aos ouvintes, destacando o compromisso da emissora com a espiritualidade e a transmissão do Evangelho.
“A primeira palavra não poderia ser outra: Paz e Bem. A alegria franciscana através da Rádio Frei Galvão quer ser contagiante", afirmou Frei Paulo. Ele ressaltou que a emissora será um espaço de esperança e fé para os ouvintes. “Agora, então, terão a companhia e a saudação e a expectativa de um mundo carregado de paz e um mundo carregado de bem”.
Frei Paulo também convidou a comunidade para a missa que será celebrada no domingo, às 10h, no Santuário de Frei Galvão. “Nós vamos, então, agradecer a Deus o dom de comunicar. Frei Jaime lembrava: Deus é comunicação. Então, que nós, a partir dessa convicção, comuniquemos a grandeza do sonho de Deus”.
A Rádio Frei Galvão inicia sua trajetória com a missão de conectar corações e mentes, cumprindo com excelência o chamado de anunciar o Evangelho e propagar a mensagem que, há séculos, tem guiado a história da Província Franciscana. Bem-vindo a este novo tempo, bem-vindo a esta Rádio que comunica a Paz e o Bem!
- Santuário Frei Galvão faz investidura de 43 coroinhas e 19 acólitos
01.04.2025 | 3 minutos
- Santuário Frei Galvão celebra Missa pelo novo governo da Prefeitura de GuaratinguetáPrefeito Junior Filippo, primeira-dama Adriana Vaz Pinheiro e secretários que compõem a equipe da nova gestão participaram da Celebração Eucarís...
29.03.2025 | 3 minutos
- Peregrinação Jubilar da Forania São João Maria Vianney é celebrada no SantuárioA Forania de São João Maria Vianney promoveu um encontro de partilha entre as paróquias, fortalecendo os laços de comunhão. Os fiéis, reunidos n...
24.03.2025 | 2 minutos
- Romeiros de Araquari (SC) levam imagem do Senhor Bom Jesus ao Santuário Frei GalvãoImagem do Senhor Bom Jesus de Araquari passou por um processo de restauro e comitiva passou pelo Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá
23.03.2025 | 3 minutos
- Santuário Frei Galvão apresenta projeto social a Geraldo e Lu Alckmin em evento na capital.O encontro promissor ocorrido em São Paulo foi uma grande oportunidade para buscar melhorias para o projeto social Perfeita Alegria.
21.03.2025 | 2 minutos
- Unidos no amor de Deus: Jovens se reúnem em momento de fé e conexão espiritual no Santuário
19.03.2025 | 1 minutos
- Peregrinação da Imagem do Senhor Bom Jesus de Araquari passará pelo Santuário Frei Galvão no próximo sábado
19.03.2025 | 1 minutos
- Santuário Frei Galvão celebra Missa de Investidura de novos leitores
19.03.2025 | 1 minutos
- Santuário Frei Galvão receberá Cruz original da Primeira Missa celebrada no Brasil
14.03.2025 | 2 minutos
- Em Guaratinguetá (SP), Missa em ação de graças marca a estreia da Rádio Frei GalvãoPresidida pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, a Santa Missa marcou o início dos trabalhos da Rádio Frei Galvão, emissora da Funda...
09.03.2025 | 3 minutos